Halloween... Ralouin!

De um tempo pra cá, tenho visto cada vez mais difundida a festa de Halloween no Brasil. O Halloween acontece na noite de 31 de Outubro e geralmente são celebradas festas a fantasia, fogueiras e com crianças fantasiadas (geralmente de monstros, fantasmas, bruxas, etc.), saindo de casa em casa pedindo doces (brincadeira de "trick or treat" ou "travessuras ou doces").
Em terras Tupiniquim, é comum usarmos a data só pra nos divertir mesmo... Uma desculpa pra sair por aí fantasiados de capetinhas ou vampiros. Mas poucos são os brasileiros que sabem o verdadeiro significado dessa data.
Foto retirada daqui

"Hallowed" é uma palavra do Inglês antigo que significa "santo", e "e'en" também de origem inglesa Significa "noite", então o significado é "Noite Santa" ou "All Hallows Eve", "Noite de Todos os Santos".
A comemoração, que se deriva dos ritos dos Druidas (Sacerdotes de tribos européias chamadas Celtas) para celebrar o dia em que Samán, o deus dos mortos, invocava os maus espíritos a reunir-se na ultima noite do ano para examinarem o futuro e lembrarem dos seus antigos lugares na terra. Quando os romanos conquistaram os territórios dos celtas, especialmente a Escócia e a Irlanda, aderiram a esta festa. Na religião do celtas, se cultuava numerosos deuses dentre objetos naturais como árvores e lagos, seus sacerdotes, os druidas, que geralmente eram adivinhos, magos ou bruxos, costumavam fazer grandes fogueiras no halloween, aparentemente com propósito de proteger-se dos maus espíritos. Outros costumes de influencia romana que ainda persistem é o de divertir-se com frutas, tal como pescar maças com a boca em recipiente com água, ou de fazer esculturas com abóboras ocas, e acender velas dentro delas.
Gradualmente a festa do inicio do outono adquiriu uma característica sinistra. Se crê que nesse dia fantasmas, fadas, bruxas, demônios de todas as classes e duendes rondavam por ali. Era o tempo favorável para aplacar os poderes sobrenaturais. Assim mesmo se cria que o halloween era o dia mais apropriado para todo tipo de adivinhações sobre casamento, sorte, saúde e morte. Este era o dia em que de uma maneira especial os pagãos invocavam a ajuda do diabo para esses propósitos.
No final do século XIX imigrantes Irlandeses introduziram a festa de Halloween nos EUA. A comercialização desta "festa" foi iniciada principalmente pelos comerciantes americanos com a venda de doces, fantasias, selos, pôsteres, etc.
Com a globalização todo mundo tem informação sobre tudo, e daí a essa comemoração se tornar cada vez mais popular no Brasil foi um pulo! Além de que a gente goooosta de uma festinha, né? ;)
Não sou muito ligada na data não, mas não vou negar que já saí fantasiada de bruxa por aí... E você, gosta de Halloween? Entra no clima ou acha que é só mais um pretexto pro comércio faturar?

2 comentários:

Ellen 1/11/10 12:33  

eu acho super lindo halloween e fico revoltada porque aqui no Brasil nunca vamos aderir a moda de sairmos nas ruas fantasiados, mas tudo bem quando eu for morar no texas eu vejo isso ahahahahahahhahaha sonha né..
adorei a informação =)

As Luluzinhas 14/11/10 03:51  

Oie!!
Gostei do blog, estou seguindo.
Depois me faz uma visitinha, estou começando por aqui.
www.amigasdaluluzinha.blogspot.com
bjs

Postar um comentário

Protected by Copyscape Original Content Check

  © Relicário Feminino

Design by Emporium Digital